Top 5 definitivo dos melhores episódios do AVGN


E voltamos com as postagens do blog depois de um longo tempo. Dessa vez no finalzinho do ano yaay boas festas pessoal. Agora vamos falar de nerdices.
O motivo do meu afastamento foi porque eu estava muito ocupado vendo o Angry Video Game Nerd, uma websérie feita por James D. Rolfe, que impulsionou esse nicho de review de games nos anos 2000, servindo de inspiração para uma leva de criadores. James começou a publicar seus vídeos em 2004, nessa época ele ainda era o "Angry Nintendo Nerd", porém mudou o nome para o que conhecemos hoje a fim de evitar processos que com certeza ocorreriam. Com o tempo a série foi ganhando popularidade a ponto de receber fanarts, jogos e até mesmo um longa-metragem em 2014. Hoje eu quero falar sobre os meus cinco episódios favoritos do Nerd, desde o Castlevania 2 (o primeiro) até o Earthbound. Eu escolhi essa leva, pois muitas pessoas dizem que o show decaiu em qualidade depois de 2017, que foi quando saiu o vídeo de Earthbound, então não acho que preciso ver todos os outros para fazer essa lista, sendo que já tenho alguns bons candidatos. Considerem isso um especial de natal atrasado.

Pera... o nome dele é JAMES D. ROLFE?!?! 


Algumas regras que seguirei nesse top:
1 - Não vou considerar o filme do AVGN aqui, pois muitos não consideram ele canônico, alem de que estamos falando de episódios, não filmes. De antemão, já digo que não gosto dele.
2 - os critérios que usarei para definir os episódios são: roteiro (incluindo personagens, mensagem e humor) e produção, como a qualidade dos efeitos especiais, atuação, cortes e edição num geral. Isso vale tanto pras partes do nerd, quanto pras análises. Simbora cambada. Aqui está meu top 5 eps do AVGN.

5 - Game Boy Acessories
Esse é um episódio meio controverso, pois o Nerd não joga nada em específico aqui, ele apenas avalia vários tipos de acessórios pro GB como você já deve ter imaginado. Há também alguns minutos dedicados a contar um pouco da fama do Game Boy e a leva de videogames portáteis que tentaram o abater. Essa parte é bem didática e interessante, o James sabe como entreter o público ao mesmo tempo que informa. Eu sinceramente nem vi o tempo passar enquanto reassistia pra fazer esse comentário, o que é um bom sinal.
E por mais que mais de metade do vídeo seja só experimentando os produtos e vendo os erros e acertos de cada um, meu momento favorito é próximo do final, onde o nosso querido nerd cita vários outros acessórios raros que ele não possui e fica cada vez mais abismado com cada um, até chegar no último que é literalmente um equipamento médico para sedar crianças... Conectado num Game Boy. A reação dele é hilária.
Muitas pessoas dizem que o AVGN retrocedeu com o tempo, mas ironicamente essa minha lista só possui vídeos pós 2010. Para mim o James apenas foi perdendo a originalidade com o tempo, pois a quantidade de piadas novas foi ficando escassa, junto com o tempo livre dele.
Num geral esse é um episódio divertido e informativo, mas que ainda não supera os próximos no quesito de edição ou criatividade. O modelo dele é bem simples, mas o resultado é bom o suficiente para se destacar.

4 - MEGA MAN Games
Simplesmente o especial em comemoração aos 10 anos de Nerd Revoltado dos Video Games... e foi quase perfeito. Ele possui uma intro engraçada, seguida da música tema, para então chegar na contextualização do jogo a ser comentado, feito novamente de uma forma cativante. É sempre bom ver o Nerd falando de jogos clássicos, tanto que os vídeos sobre Castlevania e Super Mario Bros 3 são ótimos.
Depois de uma sequência de explosões ocorre uma referência a Mega Man 2, seguida de uma viagem no tempo onde nos encontramos com as versões antigas do Nerd (que agora estão mais calvas). O James adora relembrar coisas da própria série, essa não foi a primeira e nem a última vez. Aconteceu em Darwing duck e Seaman, porém aqui isso vai além. Não é só uma retrospectiva curta, mas sim cenas inteiras referenciando acontecimentos passados daquele universo, o que garante diálogos hilários, como a sequência dos nerds tentando imaginar um nome para o show, ou o R.O.B. dando as caras novamente... Ou dando as caras pela primeira vez se você considerar a ordem cronológica.
A mensagem desse episódio é relevante pra série e diz bastante sobre o seu criador. É até meio triste observar agora que ele sabia o que seria o futuro AVGN. Você deve achar que a colocação tá meio baixa e eu digo o porquê: esse ep não é tão engraçado quanto os outros e acho as análises bem simples, no entanto, reconheço o trabalho que deve ter dado pra gravar todas as gameplays e cenas. 
Um vídeo que sintetiza bem o espírito AVGNense, com um roteiro maluco e estúpido, piadas sujas e muitos jogos ruins, porém a parte das análises deixa a desejar para mim. Se não fosse por isso, então esse seria o melhor dessa lista.

3 - R.O.B. the Robot (NES)
Se o anterior era o quinto episódio favorito do James, esse é o primeiro entre todos! E não é à toa, eu também o considerava em primeiro, pois é simplesmente muito bom. Aqui o James Rolfe não faz um vídeo, ele faz história!
Primeiro, temos uma atuação digna do Nerd. Ele não só está revoltado com o jogo, mas também com o parceiro dele, que só sabe jogar dois jogos. As interações entre eles são genuínas e o R.O.B. sempre te surpreende com algum comentário idiota, no bom sentido. Uma coisa que eu amo aqui é o esforço colocado em algumas piadas. Tipo a do gyro ou a do controle. Me diga outro episódio em que o Nerd serra um controle ao meio só para jogar um jogo meia boca de NES.
Segundo, a atuação do R.O.B. é digna de nota. Chega uma hora que você sente medo daquela coisa, é surreal. E mesmo que as técnicas usadas pros movimentos sejam bem simples, elas funcionaram perfeitamente para criar a sensação de algo paranormal. Eu adoro quando a personagem da vez não é só uma piada ambulante como o shit pickle e tem algum tipo motivação. Porém o R.O.B. ainda não é o meu vilão favorito, daqui a pouco chegamos lá.
Por fim, parafrasearei o James para dizer que adorei a virada de chave do Nerd, onde vemos não ele lutando contra jogos ruins, mas sim POR jogos ruins. É algo que adicionou certa camada ao personagem e só contribuiu para que eu gostasse ainda mais desse duelo. E se essa foi a primeira vez que o Nerd usou aquele outfit de duas power gloves, então aí vai mais um ponto positivo. Ah, e é claro, a batalha teria que ser no estilo "kaijuu" de Godzilla.
Honestamente, se o AVGN acabasse aqui seria o final perfeito. Aquela cena dele abraçando os jogos na estante... Cara, aquilo é pra fazer qualquer um se emocionar. Como um bom otaku e apreciador de obras super dramáticas que sou, adoraria ver o Nerd se sacrificando numa batalha final. Seria épico na minha opinião. Porém, a melhor luta de todas você sabe qual é...

2 - Bugs Bunny's Crazy Castle
Eu acho que poucas rivalidades do YouTube chegam perto dessa aqui. Pernalonga vs. Nerd foi um marco na série, sendo referenciado em vários episódios posteriores.
Antes de falar sobre esse vídeo, gostaria de dizer que adoro o fator surpresa do primeiro episódio, eu nunca esperaria que o Nerd descesse o sarrafo no Pernalonga igual ele fez. Masterpiece *muah* 
Então temos a sequência que, sem o fator surpresa, se valeu de muita porradaria, participações especiais, edições estilo "cartoon", o triplo de reviews e merda de coelho. Eu não acho esse o melhor roteiro do AVGN, contudo, ele é pessoalmente um dos meus favoritos. Não lembro se foi o primeiro que vi, porém certamente foi o primeiro que me marcou lá em 2012. O final também é bizarro dum jeito padrão, mas eu achei aquele Pica-Pau feio bagarai. Talvez foi proposital pra deixar ele mais medonho.
Esse episódio é uma doideira sem fim, ele é mais cartunesco, porém não foge muito do padrão. As cenas de lutas são boas e tanto o Nerd como o Pernalonga protagonizam momentos legais. Só não é o melhor, pois as análises dos jogos ficam meio redundantes com o tempo, ainda mais se considerarmos que todos os 5 Crazy Castles têm premissas similares e são comentados em questão de mais ou menos 2 minutos. E só por curiosidade, esse deve ter sido o episódio com o maior número de danos ao cenário e ao próprio James. Só olhar o behind of scenes pra entender.

1 - Earthbound
Chegamos no top 1... Sinceramente não sei explicar o quanto eu gosto desse vídeo, o que é meio estranho, pois três dos últimos que citei eram basicamente do só reclamação, enquanto aqui ele majoritariamente elogia o jogo. Acho que um dos motivos para eu gostar tanto desse episódio é que ele passa uma sensação de aventura, pois o nerd realmente joga Earthbound pra valer, comentando quase tudo o que tinha para comentar e obviamente soltando boas piadas aqui e acolá.
Uma coisa que eu passei a admirar nessa série é a quantidade de esforço que é colocada em cada vídeo, tanto que esse ep levou mais de 100 horas para ser feito, sendo o segundo mais trabalhoso da série e o primeiro mais longo até então. AVGN não é sobre um cara de 40 anos no porão da casa dele resmungando sobre jogos (embora seja basicamente isso), mas sim sobre um cara de 40 anos que passou por todo o tipo de coisa para levar alegria pro povo e agora recebe de volta apoio para se manter firme. É exatamente esse sentimento que fiquei com esse episódio. São milhares e milhares de pessoas que sustentam esse projeto, o que é óbvio se parar pra pensar, mas a forma que é demonstrado aqui é simplesmente lindo.
Ah, e esse é o único episódio onde o sr. Sr. Wilson participa. Sem sombra de dúvidas o melhor episódio, meus amigos.
AVGN começou como um projeto para falar apenas de jogos ruins da infância do James e é legal relembrar essas memórias (que mesmo eu não vivendo, consigo simpatizar facilmente), mas, como o próprio nerd diz, é triste deixar de falar das coisas boas também. Eu fico feliz em ver o nerd realmente animado falando de um jogo e ainda mantendo a identidade. E no final, quando ele disse que estaria torcendo para que Earthbound voltasse com alguma outra mídia, senti que ele estava falando da própria série, dizendo que gostaria que mais episódios como aquele saíssem, o que ocorreu com o Majora's Mask eu acho.
Esse foi vídeo foi um ótimo tributo ao Earthbound e que além de me entreter me fez querer jogar a franquia (estou postergando isso há anos). Um único defeito que vale a pena mencionar é que perto do finalzinho você perde um pouco a sensação de estar assistindo a um vídeo do AVGN. O Nerd aproveita pra falar suas teorias e curiosidades sobre o jogo, porém eu senti que era mais o James falando no lugar. Enfim, isso nem chega a ser um problema, creio que seja mais uma observação minha mesmo.

E chegamos ao fim pessoal. Talvez agora eu veja outros projetos do cinemassacre que descobri recentemente. A série Board James parece ser tão ousada quanto o AVGN, então acho que vou pular pra ela, apesar de que não sou muito chegado em tabuleiro. Ainda vou continuar vendo o Nerd até onde eu achar que valha a pena, o que não deve durar muito, pois parece que ele se vendeu pra apenas farmar dinheiro em cima de episódios fracos igual toda franquia grande. Mesmo assim, a personagem do James ainda se mantém relevante, aparecendo em coisas como o trailer do novo Plumbers Don't Wear Ties pra PS4/5, além de ser constantemente mencionado em discussões na internet. Eu mesmo nunca achei que fosse escrever algo sobre um youtuber, o que mostra o apelo que ele conseguiu criar durante os anos.
Enfim, é isso. Um feliz ano novo adiantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

AI: Patrol Car! - Completo

  Sinopse: O policial, Kudou Riki, é enviado para um novo departamento, e sua nova parceira é um carro de polícia com uma bela ilustração de...