Top 10 melhores animes desconhecidos

 Olá a todos que vieram ler mais um post onde falo sobre animes. Dessa vez optei por um tema que sempre tive interesse em fazer, pois é algo que dediquei certo tempo da minha vida. Hoje irei criar meu próprio top 10 animes "hidden gems", isto é, animes desconhecidos e muito bons. O motivo para a minha vontade em fazê-lo é porque eu sempre via aquelas listas com animes "underground" e pensava "caralho, de novo Mushishi e LOGH". Não querendo menosprezar esses títulos, porém será que ninguém conhece outros? E, aliás, por que os caras sempre pegam os animes de cult elitista?
Com isso dito, aqui está meu top 10 recomendações de animes obscuros, subestimados, nichados, chame do que quiser.

Mas antes...

REGRAS:
  1. O anime deve ter menos de 10k de usuários no MAL/AniList. Supunhetando que os animes mais populares têm em torno de 1 milhão de usuários, 10k seria tipo 1% de todos os otakus.

  2. Deve estar traduzido completo em inglês ou espanhol. Isso porque eu não tenho bagagem pra falar de animes que nunca receberam o tratamento adequado.

  3. Deve ser original. Isto é, não pode ser um título relacionado a outra série principal, pois aí até One Piece têm especiais e OVAs que poucas pessoas viram.

10. F
Info geral:
F, ou como ficou conhecido em alguns países, "F: A Todo o Gás", é a adaptação em anime do mangá escrito e ilustrado por Noboru Rokuda, que foi serializado pela Big Comic Spirits entre 1985 a 1992, totalizando 328 capítulos. O diretor foi o brabíssimo Kouichi Mashimo, simplesmente o cara que dirigiu obras como .Hack//Sign, Noir, Hyouge Mono e outros títulos famosos.
No anime acompanhamos a vida de Gunma Akagi, um garoto bem cabeça quente do campo que decide ir pra cidade grande realizar seu sonho de se tornar um piloto de Fórmula 1.
F não está legendado em português por enquanto, apenas em inglês e numa qualidade de legenda e áudio meio duvidosa.

Minha opinião:
Sem brincadeira, F tem um dos melhores primeiros episódios que eu já vi. É tão divertido e fluído, e a animação oitentista do Studio Deen, responsável por produzir Patlabor e You're Under Arrest, só ajuda a deixar tudo nos trinques. O resto ainda é bom, não é aquelas coisas, mas é um produto bem charmoso e interessante. E ouçam as músicas que são criminosamente boas.
Eu não li o mangá e não encontrei informações sobre até qual capítulo o anime cobre, porém o que eu acho é que eles cortaram bastante material na hora de adaptar, por causa de alguns personagens que aparecem e somem depois e uns episódios que parecem fillers.

9. D4 Princess
Info geral:
O anime de D4 Princess estreou em abril de 1999 e terminou em setembro do mesmo ano, já o mangá escrito e ilustrado por Shotarou Harada foi lançado em 1998 e terminou só no ano 2000. Sim, esse é um daqueles casos onde o anime termina antes do mangá. O estúdio que animou o projeto foi o Daume e o diretor responsável foi o Yasunori Ide, mesmo diretor de Cream Lemon (quem colocou isso aqui?) e Onegai☆Teacher. Tem também o Kenji Kawai nas músicas pra quem gosta.
Em D4 Princess somos apresentados a um mundo onde 1 em cada 10 pessoas (porém só vemos meninas) são panzers, que são guerreiras que usam ferramentas, elétricas ou manuais, como armas. Doris Ruridou, a protagonista, é uma patricinha que agora enfrenta a realidade fora da mansão na escola só para garotas, Teitou Gakuen, enquanto tenta compensar sua baixa estatura e traços desajeitados no treinamento das panzers de elite.
D4 Princess foi legendado em PTBR pelo grupo Fansub Anime Land (FAL) e dá pra encontrar em sites alternativos que você já conhece.

Minha opinião:
D4 Princess tinha um potencial enorme, só pela sinopse ele já mostra ser bem diferentão e engraçado (tipo na parte de usar ferramentas de conveniência), porém a partir da metade da série ela toma um rumo inesperado e o tom fica mais pesado, assim o anime termina com uma mensagem motivacional e fica por aí mesmo. Não desenvolve outras coisas tipo o universo e as panzers, o que naturalmente me deixou um pouco desapontado. Creio que essa mudança ocorreu devido a triste morte de uma funcionária da staff durante a produção, Funami Yasue. O último episódio dedica uma mensagem a ela.

8. Super Radical Gag Family
Info geral:
Super Radical Gag Family é um mangá criado por Kenji Hamaoka lançado entre 1993 e 2002, totalizando surpreendentemente 31 volumes. O anime estreou em junho de 1998 no formato de curtas de 7 minutos para a TV e durou até agosto do mesmo ano. O estúdio de animação é, novamente, o Deen e o diretor é a lenda viva da comédia, Akitarou Daichi. Você pode não conhecer o cara, mas ele dirigiu um dos meus animes favoritos, Sexy Commando, que eu pensei em colocar na lista, mas Gag Family é mais desconhecido.
Em Super Radical Gag Family acompanhamos a vida da família Osawagi, do Kotetsu (um dos filhos da família), seus amigos e umas outras figuras estranhas que dão as caras na cidade.
Esse anime não somente está legendado, como também é o mais fácil de você achar, só pesquisar no YouTube.

Minha opinião:
Ótima comédia com um ritmo enérgico e piadas bestas a todo momento. O exagero nas expressões dos personagens deixa tudo melhor, é o tipo de obra que não tem medo de ser bizarra pra entregar boas piadas. E, cara, eu realmente não esperava aquelas músicas no meio dos episódios. A minha favorita é sobre a dor de levar um chute nas bolas.

7. Blazing Transfer Student
Info geral:
OVA de 2 episódios lançado em 1991 e produzido pelo estúdio Gainax. É uma adaptação do mangá de 1983 escrito e ilustrado por Kazuhiko Shimamoto, o mestre dos shounens nekketsu.
No OVA vemos Noboru Takizawa entrando em sua nova escola e descobrindo que lá todas as disputas são resolvidas com uma partida de boxe. Portanto, ele terá que vencer do seu novo rival, Saburo Ibuki, para conseguir namorar a garota que ambos desejam.
Está disponível em inglês, português, e até em francês se tu souber.

Minha opinião:
Mais uma comédia, deu pra perceber que eu gosto bastante desse gênero, né. Se tem algo que eu curto em Blazing Transfer Student, além da comédia ridícula e muito bem entregue, é da produção dinâmica e da paleta de cores inusitadamente clara e viva, o que pra mim é um colírio pros olhos, já que muitos OVAs antigos não tiveram as cores devidamente preservadas com o tempo. Leiam o mangá, inclusive, é muito bom, mas infelizmente não está completo em português.

6. Tetsuko no Tabi
Info geral:
Anime de 13 episódios no formato televisivo lançados entre junho e setembro de 2007 que adaptam o mangá homônimo de 6 volumes. O estúdio responsável pela animação foi um tal de "Group TAC" e o diretor foi o Nagaoka Akinori, que dirigiu Tokimeki Tonight e uns animes relacionados a Touch.
Uma mangaká chamada Kikuchi Inoue é convidada por seu chefe a ir junta numa viagem com um escritor viajador chamado Hirohiko Yokomi, que na verdade revela ser um super otaku de trens e ferrovias, com um vasto conhecimento sobra todas as estações ferroviárias do Japão. Kikuchi não liga pra trens e é folgada e sarcástica, enquanto Hirohiko é agitado e detalhista, o que resulta em interações bem interessantes. Ah, e olha que legal, isso tudo que eu falei realmente aconteceu, já que Tetsuko no Tabi relata a experiência da autora, Kikuchi Inoue, viajando com esse fanático por trens, Hirohiko Yokomi.
Tetsuko no Tabi está disponível somente em inglês no YouTube.

Minha opinião:
Infelizmente eu vou ficar devendo uma opinião mais aprofundada porque faz tempo desde que vi e esqueci muita coisa. Lembro que a Kikuchi é uma personagem bem gostável já que ela é a própria autora do negócio, então tudo que ela faz é incrivelmente natural e relacionável. Queria ver mais animes com personagens que tivessem traços e hábitos de uma pessoa normal.

5. Majokko Tsukune-chan
Info geral:
OVA produzido pelo estúdio XEBEC e lançado entre 2005 e 2006, resultando em 6 episódios de 12 minutos dirigidos pelo Hiroaki Sakurai, o diretor de Saiki Kusuo. O anime adapta o mangá de comédia escrito e ilustrado por Hiroaki Magari, que rendeu 2 volumes, uma sequência em 2006, uma reimpressão de alguns capítulos chamada "Majokko Tsukune-chan Yoseatsume" e outros projetos pela internet, a maioria feitos exclusivamente pelo Magari.
Em Majokko Tsukune-chan acompanhamos o dia a dia da Tsukune, uma jovem bruxa que tenta ajudar as pessoas que encontra ou vão atrás dela pra resolver seus problemas com magia, porém sempre acaba dando errado e com alguém morto no processo.

Minha opinião:
Esse foi o mais fácil de falar porque eu já tinha pesquisado bastante sobre pra usar em outros projetos, e eu ainda tentarei dar uma fim adequado a eles. Quem acompanha a scan, ou viu o banner, sabe que a aqui na MECHA-MANGÁS- todos nós curtimos Majokko. A gente nem se dá o trabalho de falar o nome completo, se é majokko você já sabe qual é. E... OPA! Estou recebendo uma ligação do alto escalão da MECHA-MANGAS-... hmm... eles estão me dizendo que farão um novo anúncio envolvendo Majokko. Fiquem espertos!

4. El Hazard: The Magnificent World
Info geral:
El Hazard é um OVA original (coisa inédita nessa lista) de 7 episódios lançado entre 1995 a 1996, criado por Hayashi Hiroki e Tsukimaru Ryoue. O estúdio responsável pela animação foi o AIC, que nos anos 90 fazia obras lindas visualmente, tipo The Hakkenden e Battle Athletes. A direção ficou a cargo de Hayashi Hiroki e eu gostaria de falar mais dele futuramente, o cara é brabo.
El Hazard é um isekai que mostra a aventura de três estudantes e um professor teletransportados para lugares aleatórios do mundo fantástico de El Hazard. Por causa da distorção entre dimensões causada pelo transporte dos quatro, eles recebem habilidades especiais que vão descobrindo conforme a jornada. Makoto, um dos estudantes isekaizados, se parece bastante com a princesa desaparecida, Fatora, e acaba servindo de substituto dela. Com isso, ele impede uma crise entre reinos, já que só as princesas são capazes de conjurar um feitiço capaz de manter a ordem no mundo.
El Hazard está disponível legendado em português e inglês no YouTube.

Minha opinião:
Cara, eu gosto muito de El Hazard, porém ele tem uns probleminhas que me impedem elogiar mais. Primeiro, as habilidades que os personagens recebem são meio convenientes em benefício dos protagonistas. Também acho que o anime peca em ritmo, pois estende certas cenas com diálogos bestas. Fora isso, adoro o elenco principal, a animação e o mundo até que bem escrito.
Ah, e El Hazard me fez notar que existem duas formas de criar personagens escrotos: primeiro temos o Jinnai, um cara arrogante e de ego frágil que faz de tudo pra acabar com seus rivais, sempre agindo de maneira ridícula. E depois temos a Fatora, uma garota igualmente arrogante, porém que não se incomoda facilmente e sabe usar as palavras pra irritar os outros. Percebe como os dois podem ser resumidos em escrotos, porém com personalidades completamente diferentes? Foda.

3. Debutante Detective Corps
Info geral:
OVA de 1996 baseado em um jogo, novamente algo inédito aqui. O estúdio de animação foi o Studio 4°, também conhecido como Studio manhã de junho na minha cidade, e o diretor responsável foi o Shinbou Akiyuki, mesmo cara de Bakemonogatari.
Está disponível em português brasileiro pelo grupo Anime no Sekai (ANSK).

Minha opinião:
Eu tô com preguiça de escrever a sinopse, então vou resumir o que lembro: gostosas tentando ser detetives cada uma com personalidades exageradas e variadas pra tu ter várias waifus à disposição e uma hora elas saem na porrada com uns caras maus. Trocam tiro e tudo.

2. Space Family Carlvinson
Info geral:
Adaptação no formato de OVA do mangá escrito e ilustrado por Asari Yoshitoo. Foi produzido pelo estúdio Doga Kobo, conhecido por seus animes fofos, e dirigido pelo Kimio Yabuki, que dirigiu o filme do gato da Toei.
Um grupo de alienígenas colide sua nave com outra no meio do espaço e investigando eles descobrem que há somente uma bebê sobrevivente lá dentro. Eles então decidem criar ela como se fosse sua filha enquanto tentam encontrar os parentes dela via sinal da espaçonave.
Está disponível somente em inglês.

Minha opinião:
O nome da menina é Corona kkkk. Ok, brincadeiras à parte, é um anime bem fofo e leve. Eu recomendo caso você esteja buscando algo relaxante para passar a tarde.

1. Sketchbook: full color's
Info geral:
Mangá escrito por Totan Kobako que durou de 2002 até 2019. E em 2007 ganhou uma adaptação em anime de 13 episódios. O estúdio de animação foi Hal Film Maker e o diretor foi o Yoshimasa Hiraike.
No anime acompanhamos Sora Kajiwara e seus amigos do clube de artes, a maioria garotas. Sora é uma garota reservada que lentamente vai perdendo a timidez.
Sketchbook está disponível em inglês, português e uma porrada de outros idiomas. Na verdade ele é o mais popularzinho daqui.

Minha opinião:
Gosto muito de Sketchbook, ele me ajudou a acalmar meus dias e até hoje considero a Sora uma das minhas personagens prediletas de animes num geral. Ah, e como todo bom anime ele tem umas doses de comédia nonsense, ui, adoro.

ACABOU!! É FESTA!!!!
Como eu disse no começo, eu sempre quis fazer esse top 10, porém agora que terminei percebi que ainda preciso ver muitos animes. Chegou uma hora em que ficou difícil escolher algo que realmente fosse bom e não fosse apenas pira minha. Também foi difícil devido às regras que eu mesmo criei.
Ah, e caso você esteja se perguntado do porquê eu fiz um top animes, e não mangás, é simples. Eu vi muito mais anime do que mangá.
Espero que tenha curtido. Me diga aí quais animes você citaria no meu lugar ou o que eu falei de errado. Por enquanto é só, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

AI: Patrol Car! - Completo

  Sinopse: O policial, Kudou Riki, é enviado para um novo departamento, e sua nova parceira é um carro de polícia com uma bela ilustração de...